Caixa começa cadastro para retirada do FGTS
A Caixa Econômica Federal começou hoje (22) a cadastrar os trabalhadores que moram nos municípios de Itajaí e Blumenau para que possam retirar o FGTS. O cadastro servirá para que os moradores destas cidades possam efetuar a retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), liberado pelo governo em função das enchentes de novembro.
Os dois municípios tiveram prioridade por, de acordo com a Caixa, terem sofrido os maiores danos em função das cheias. A medida vai atender ainda outros seis municípios, incluindo Brusque. Entretanto, neles a etapa de cadastro somente terá início no dia 8 de janeiro, quase dois meses depois que a chuva deixou rastros de destruição em seus territórios.
A Caixa alega ainda que a demora se deve ao fato de o governo federal ainda não ter oficializado o decreto de calamidade pública encaminhado pelas respectivas prefeituras. Brusque decretou estado de calamidade pública no dia 24 de novembro, dois dias depois que a cheia teve início no município. O comunicado enviado ao governo federal atesta que 10% da área da cidade foi atingida, o que dá direito a todos os trabalhadores que residem em Brusque de retirar o FGTS.
Para efetuar o cadastro junto à Caixa e ter direito a receber o dinheiro, o trabalhador deverá levar consigo os seguintes documentos: Programa de Integração Social (PIS), original e fotocópia da carteira de identidade, de trabalho e o comprovante de residência, que podem ser fatura de telefone, luz, água ou carnê do IPTU desde agosto. Outro detalhe é de que as pessoas devem aguardar comunicado da Caixa sobre os locais em que serão feitos os cadastros.


